Pizza pouco convencional

Na semana que passou, semana do meu aniversário, lembrei-me de experimentar a receita que costumo fazer para a massa de pizza, e resolvi fazer pizzas individuais, mas com aspecto mais alto e fofo tipo pãozinho. Preparei também um molho de tomate com ovos; difícil será descrever aqui o quanto funcionou, apenas vos posso contar, que ja repeti três vezes esta mesma receita, no decorrer da semana.

Cá está como ficou. Delicioso!

Vamos à parte que interessa, à receita!

Ingredientes:

  • 200g de água tépida, mais ou menos a 37 graus;

  • 50g de azeite;

  • 1 colher de chá de sal;

  • 400g de farinha espelta para pão;

  • 7g de fermento padeiro em pó.

Vamos colocar isto tudo em cima de uma bancada, arregaçar as mangas e começar. Não se esqueçam de ter as mãos bem lavadas, porque vão pôr as mãos na massa :)

  1. Juntar a água, o azeite e o sal, misturar bem.

  2. Colocar a farinha em cima da bancada, com o fermento por cima, fazer um buraco ao centro para receber o liquido. Misturar aos poucos, com as mãos, a farinha e o fermento com a água e os temperos, até fazer uma massa consistente mas maleável. Esta massa, fica ligeiramente elástica, e tende a colar-se um pouco aos dedos, mas não se preocupem com isso, e se necessário for, acrescentem um pouco mais de farinha até ficar ao vosso gosto. Lembro que, a massa deverá sentir-se fofa, ligeiramente pegajosa, e ter o quanto baste, de elasticidade.

  3. Deixar a massa levedar, num local sossegado, e aconchegadinho com um paninho por cima, pelo menos 30 minutos.

  4. Dividir a massa nas proporções necessárias, eu dividi em três, mas poderá ser dividida na quantidade que pretendam. Quanto mais dividirem a massa, menos alta e fofa ela ficará no resultado final.

  5. Achatar as bolinhas com o punho fechado, para que fique uma ligeira cavidade no meio, de forma a poder levar o recheio depois.

  6. Fazer uns furinhos com o garfo, na zona que ficou mais fina.

  7. Levar ao forno a 200 graus, por mais ou menos 20 minutos.

Enquanto a massa está no forno, vamos preparar o molho com os ovos.

Infredientes:

  • 1 lata de tomates pelados;

  • 3 ovos;

  • Azeite, alho, açucar mascavado, sal, pimenta e noz moscada, q.b. para temperar.

Vamos lá fazer isto.

  1. Numa frigideira, fazer um refogado com azeite e alho.

  2. Juntar os tomates pelados, com a polpa de tomate, que vem dentro da embalagem.

  3. Temperar com 1 colher de sobremesa de açúcar mascavado, desta forma, atenua-se a acidez do tomate, quando é cozinhado. Aqui nesta fase, corto ligeiramente, os tomates com a espátula. Deixar cozinhar um pouco.

  4. Acrescentar ao tempero, o sal, a pimenta e a noz moscada. Deixar cozinhar mais um bocadinho, pelo menos, até o molho ferver um pouquinho, para apurar.

  5. Juntar os ovos, e deixa-los cozinhar ao gosto.

Entretanto, a massa ficou pronta! O cheirinho que se faz sentir nesta cozinha…

Depois de tudo preparado, será só empratar e degustar :)

Bom apetite!

Maria Antonieta Campos

Olá! Sou a Maria Antonieta Campos, mãe de três, poetisa, produtora de conteúdos digitais. Em 2019 mudei-me com os meus filhos, para uma casa algures numa aldeia de Portugal. Desde então, passo muito tempo na cozinha, cozinhando e ouvindo música, despertando os meus sentidos para a vida doce e para o bem comer. Pacifista, amante da Natureza e de tudo aquilo que fazemos parte, encontro na vida do campo um modo slow de viver, aprendendo a ser autónoma e a ultrapassar a cada dia, as dificuldades que uma rapariga nascida e criada na cidade, naturalmente encontra ao chegar à aldeia. Livros e pão são a minha paixão, paz é o meu lema. O Contém Livros surgiu aqui, nesta casa em 2020 com uma etiqueta colada na testa, que ao fim e ao cabo, esta etiqueta, diz quase tudo sobre mim…

https://instagram.com/mimaria.campos?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Anterior
Anterior

Bacalhau com natas s/ natas

Próximo
Próximo

Sopa de Agrião