Bolo de morangos

Fui ao supermercado preparada para comprar palitos de champanhe e dois pacotes de natas, para mais tarde fazer tiramisu de morango. Comprei várias coisas, algumas que precisava, outras que nem sequer estavam na lista, lista essa, que teimosamente não consultei enquanto fazia as compras. As natas e os ditos palitos, não vieram comigo para casa, porquê? Porque nem sequer me passou pela cabeça tal coisa… Quando cheguei ao carro, enquanto gravava um vídeo para o meu canal do YouTube, lembrei-me, mas já sem energia para voltar ao supermercado, voltei para casa sem os ingredientes que tinha saído de propósito para ir buscar. Já te aconteceu? A mim, muitas vezes…

Nesse dia, teria de fazer um bolo de aniversário, e teria de ter morangos e chantilly. A sorte é que tinha dois pacotes de natas para bater no frigorifico, claro que não me lembro como lá foram parar, mas salvaram-me o bolo.

Acabei por ir para o clássico bolo de morangos com chantilly e lá fui buscar socorro ao livro da maria. Aqui vos partilho a receita deste bolo de morangos, inspirada neste livro fantástico, que tenho a certeza, já salvou muitos almoços e jantares nas casas portuguesas desde 1978. Apenas deixarei algumas alterações minhas, pequenitas mas que para mim torna o bolo mais saboroso. Se quiseres a receita original do livro da maria, podes ver no meu canal do YouTube Bom dia com mimaria. 

Para o Bolo de morangos vais precisar dos seguintes ingredientes:

  • 150g de açucar;

  • 150g de farinha espelta;

  • 4 ovos;

  • 1c. (sobremesa) de fermento em pó;

  • 2 pacotes de natas para bater;

  • 2 c. de sopa de açúcar, (para o chantilly);

  • morangos quanto baste para decorar o bolo.

Preparação da massa:

  1. Liguei o forno a 180º C.

  2. Separei as gemas das claras e bati as claras até ficarem em castelo, reservei;

  3. Adicionei o açúcar às gemas e bati com a batedeira, até ficar um creme fofo;

  4. Acrescentei à mistura, a farinha peneirada e o fermento, bati muito bem;

  5. Envolver as claras em castelo à massa, com cuidado e sentindo amor no coração;

  6. Verter a massa numa forma para ir ao forno durante mais ou menos 20 minutos.

Enquanto a massa está no forno, vamos preparar os morangos, lavando-os e cortando-os em metades.

Entretanto, preparemos o chantilly:

  1. Colocar as natas num recipiente e bater até ficarem firmes;

  2. Um pouquinho antes de ficarem firmes, juntar duas colheres de sopa de açúcar e continuar a bater até ficarem no ponto. Não se preocupem, demora um bocadinho, temos de ser pacientes :)

Quando o nosso bolinho estiver pronto e bonito, vamos deixá-lo arrefecer, num local seguro dos nossos amiguinhos de quatro patas, quem tiver passarinhos no quintal, não convém por o bolo a arrefecer à janela 😉.

Quando o nosso bolinho estiver já arrefecido, vamos decorá-lo, para ficar ainda mais lindo!

Eu gosto de cortá-lo ao meio para o rechear, com metade do chantilly e morangos, depois colocar a parte de cima e cobrir com o resto do chantilly e morangos, se for um bolo de aniversário, não se esqueçam das velas 🎂.

Bom apetite!

Com carinho,

Maria

Maria Antonieta Campos

Olá! Sou a Maria Antonieta Campos, mãe de três, poetisa, produtora de conteúdos digitais. Em 2019 mudei-me com os meus filhos, para uma casa algures numa aldeia de Portugal. Desde então, passo muito tempo na cozinha, cozinhando e ouvindo música, despertando os meus sentidos para a vida doce e para o bem comer. Pacifista, amante da Natureza e de tudo aquilo que fazemos parte, encontro na vida do campo um modo slow de viver, aprendendo a ser autónoma e a ultrapassar a cada dia, as dificuldades que uma rapariga nascida e criada na cidade, naturalmente encontra ao chegar à aldeia. Livros e pão são a minha paixão, paz é o meu lema. O Contém Livros surgiu aqui, nesta casa em 2020 com uma etiqueta colada na testa, que ao fim e ao cabo, esta etiqueta, diz quase tudo sobre mim…

https://instagram.com/mimaria.campos?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Próximo
Próximo

Bacalhau com natas s/ natas